terça-feira, 18 de junho de 2013

Andamento da Campanha 7 Horas

No último dia 05 de abril, realizou-se uma reunião com representantes indicadas pela  Sra. Renata Vilhena, secretária de estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais -  SEPLAG,  Sra. Kênnya Kreppel Dias Duarte, Intendente da Cidade Administrativa e Sra. Maria Cristina Gonçalves Torres, Subsecretária de Gestão de Pessoas e representando as empresas de economia mista instaladas na Cidade Administrativa, Igor e Rubens pela PRODEMGE, Milton pela COHAB, Davydson pela INDI, Daniela pela MGS e Dr. Luciano Pereira, assessor jurídico do SINDADOS - MG.

A pauta da reunião foi a reivindicação por parte do trabalhadores dessas empresas, de serem também beneficiados pelo decreto nº46076, que estabelece jornada diária de 7(sete) horas para os servidores públicos que trabalham na CAMG.

Inicialmente as representantes da Seplag declararam que não se podia definir políticas para as empresas, pois elas eram regidas pela CLT (como era esperado) e manifestaram que o assunto deveria ser tratado pelo Conselho Administração de cada empresa.

Foi informado pelos representantes das empresas que os Conselhos de Administração das empresas se julgaram incapazes de resolver a questão, por não existir uma orientação por parte da SEPLAG, por esse motivo estava sendo realizado o encontro, uma vez que a sra. Renata Vilhena tem assento no conselho de administração e é a pessoa que define as políticas adotadas pelas empresas.

A proposta apresentada foi de que a SEPLAG orientasse as empresas a assinarem Acordos Coletivos de Trabalho específicos, com o sindicato de cada categoria,  para a  implantação de 7 horas diárias para os trabalhadores das empresas de economia mista que estão sediados na CAMG, no mesmo modelo que o decreto estabelece para os servidores, pois tal acordo é instrumento jurídico totalmente legal.

A Seplag informou que o Comitê de Gestão é o órgão responsável por tomar as decisões sobre as empresas e que iria orientá-lo neste sentido. Ficou acertado que será encaminhado um oficio para as Sras. acima citadas, para que as mesmas o encaminhem para o Comitê de Governança Corporativa. Um ofício com o com a mesma solicitação será encaminhado diretamente para tal Comitê, para que um fortaleça o outro.

Solicitamos ainda o apoio da Seplag para a criação de um órgão representativo, em que tenhamos um canal aberto das empresas que fazem parte da administração indireta do estado, visto que as direções tomadas por nossa empresa partem sempre do Comitê de Governança Corporativa.
Atendemos solicitação,  que fossem enviados ofícios, tanto para intendência, quanto para o comitê de governança até o dia 10, para que fossem estudados e deliberados, na reunião que vai acontecer no mês de abril, não sabemos o dia vai acontecer, estamos aguardando a resposta.
Não podemos ficar apenas aguardando esta resposta sem nos manifestar de outras formas para demonstrar o nosso interesse de sermos tratados iguais a todos na camg.
Marcaremos uma reunião com os representantes dos trabalhadores de todas as empresas que não foram contempladas com a jornada 7 horas para discutirmos outras formas de manifestação, além do abaixo assinado que entregamos.  

SETE HORAS JÁ PARA TODOS.

0 comentários:

Postar um comentário